quarta-feira, 18 de maio de 2011

Índios brasileiros

.Índios do Brasil

  Índios do Brasil História dos índios Em 1500, quando os portugueses chegaram ao Brasil, estima-se que havia por aqui cerca de 6 milhões de índios. Os índios brasileiros estavam divididos em tribos, de acordo com o tronco lingüístico ao qual pertenciam: tupi-guaranis (região do litoral), macro-jê ou tapuias (região do Planalto Central), aruaques (Amazônia) e caraíbas (Amazônia ).

.A sociedade indígena na época da chegada dos portugueses O primeiro contato entre índios e portugueses em 1500 foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas culturas eram muito diferentes e pertenciam a mundos completamente distintos.

 Os índios brasileiros sobrevivem utilizando os recursos naturais oferecidos pelo meio ambiente com a ajuda de processos rudimentares. Propriedade coletiva. Agricultura de subsistência. Sobrevivência do grupo

 Índios pequenos caçando.

 .A organização social dos índios Entre os indígenas não há classes sociais como a do homem branco. Todos têm os mesmo direitos e recebem o mesmo tratamento. Duas figuras importantes na organização das tribos são o pajé e o cacique.

  Tribo indígena do Xingu.

 O chefe da tribo Muitas vezes,os índios são comandados por chefes, que são chamados de cacique, tuxánas ou morubixabas. A transmissão da chefia pode ser hereditária (de pai para filho) ou não. De uma forma geral, o chefe comanda a tribo.

 Emídio Vieira,chefe da tribo Kaxinauá.

  Ritos e mitos No Brasil, muitas tribos praticam ritos de passagem, que marcam a passagem de um grupo ou indivíduo de uma situação para outra. A maior parte dos índios acredita em heróis místicos.

  Arte indígena

A pintura corporal .

Trabalhos em madeira.

Cerâmica.

Cestaria .

Música instrumental.

Canto

Dança.

.Religião Cada nação indígena possuía crenças e rituais religiosos diferenciados. todas as tribos acreditavam nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados. As tribos acreditavam numa vida após a morte.

.Canibalismo Algumas tribos eram canibais como, por exemplo, os tupinambás que habitavam o litoral da região sudeste do Brasil. A antropofagia era praticada, pois acreditavam que ao comerem carne humana do inimigo estariam incorporando a sabedoria, valentia e conhecimentos. Desta forma, não se alimentavam da carne de pessoas fracas ou covardes. A prática do canibalismo era feira em rituais simbólicos.

 Principais etnias indígenas brasileiras na atualidade e população estimada Ticuna (35.000), Guarani (30.000), Caiagangue (25.000), Macuxi (20.000), Terena (16.000), Guajajara (14.000), Xavante (12.000), Ianomâmi (12.000), Pataxó (9.700), Potiguara (7.700).

Curiosidades De acordo com suas necessidades de sobrevivência, os índios produziam material de preparo alimentício, caça, pesca, construíam abrigo e transporte com materiais tirados da natureza, sem prejudicá-la, dentre eles: flecha, arco, tipiti, balaio, urutu, peneira, cumatá, abano, pilão, bancos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Pesquisar este blog

Roy Tanck's Flickr Widget requires Flash Player 9 or better.

Get this widget at roytanck.com